sábado, 5 de junho de 2010

Luminária em crochet com sacolas plasticas


Esta luminária foi feita a partir de um trabalho acadêmico da designer Barbara Cremonesi e a parte em crochê foi confeccionada por mim.

Segue abaixo parte do estudo e o passo-a-passo para a confecção da peça inteira.



Estudo de Luminárias Sustentáveis a partir de Sacolas Plásticas e Crochê

        O presente estudo tem por objetivo a criação de luminárias confeccionadas com material reutilizado, visando sua inserção em trabalhos comunitários, além da conscientização ambiental e responsabilidade social.

        A partir de pesquisas realizadas em sites e revistas da área do design, foi constatado que no Brasil a sua produção tem o artesanato como umas das suas formas mais genuínas. Também foi observado que nas comunidades de baixa renda, grande parte dos moradores executa trabalhos manuais e artesanais. Nessas atividades, o crochê aparece em grande evidência.

         Então, resolvemos tirar partido do crochê para a produção das luminárias, pois por ser uma cultura local, não iremos inserir um novo procedimento, facilitando na busca a mão de obra e treinamento profissional.

         Atualmente, formas e procedimentos recentemente exclusivos na produção artesanal, estão sendo cada vez mais simulados e assimilados pela indústria. É a volta do ornamento, do “feito a mão”, da exclusividade, sendo mais um diferencial do produto conforme as necessidades do mercado.

         Assim como essa tendência, o design sustentável tem uma ativa participação no mercado e na sociedade, buscando sempre substituir produtos e processos por outros menos nocivos ao meio ambiente.

        Portanto, buscamos agregar o crochê com o uso de materiais reaproveitados, utilizando sacolas plásticas como fio, por serem facilmente encontradas e uns dos lixos que mais poluem. Além do mais, possibilitam a confecção de peças com um ótimo acabamento e com diversas colorações.

          A técnica do crochê aliada com o uso de sacolas plásticas resultou em produto com grande viabilidade financeira, por apresentar baixo custo na sua produção, além de ser diferenciado, sustentável e comercial.

        Vale ressaltar que o emprego destinado conscientemente das sacolas plásticas e demais materiais reaproveitados usados na fabricação dessas luminárias, irá diminuir o volume do lixo, no entanto, em algum momento, também serão descartes.

        Por o plástico ser combustível e pouco resistente ao calor, o tipo de luminárias a ser produzida ficou restrito a arandelas ou abajures, já que o uso dessas peças é voltado para uma iluminação indireta e aconchegante, sendo necessária a utilização de lâmpadas frias, como as fluorescentes compactas espirais.  
 
Estrutura:

Material necessário:

  • 03 bastidores (15 cm de diâmetro);
  • 4 restos de compensados (30 x 2 x 0,04 cm);
  • Tinta acrílica para artesanato na cor preta e pincel adequado;
  • Cola de contato;
  • 01 luminária plafon circular em plástico na cor preta.
Etapas:

1. Faça as marcações nas tiras  e nos bastidores:
    2. Cole as peças com a cola de contato:



     3. Pinte a estrutura com a tinta acrilica preta:







      Trama em crochê:






      Material necessário:

      ·         Sacolas plásticas como fio;
      ·         Agulha de crochê (4 mm).













      A confecção dos novelos e o corte das sacolas voce aprende AQUI!



      obs: Eu não uso o hidratante na confecção das peças porque com o tempo o plastico fica muito ressecado. O segredo é ter uma velocidade e uma tensão constante, assim o plástico não gruda na agulha.


      Etapas: 

      1. Inicie o crochê fazendo 72 correntes com o fio preto + 1 para subir:
       

      2. Comece o ponto Ripple: *03 pontos baixos fechados juntos, 01 ponto baixo em cada ponto de base 05 vezes, 03 pontos baixos no mesmo ponto de base, 01 ponto baixo em cada ponto de base 05 vezes* , repetindo *.*  até o final da carreira:
      3.     Faça 03 carreiras em preto, depois mais 03 carreiras em branco. Fique alternando as cores até atingir a dimensão desejada:

      4.    Ao redor do bastidor inferior e superior, cubra com crochê seguindo o mesmo ponto ensinado acima, com a finalidade de fixar a capa em crochê na estrutura da peça e  depois fixe a capa na parte inferior e superior da peça coberta em crochê, seguindo a mesma trama:

      5.    Coloque a estrutura revestida em cima da parte inferior da luminária e a peça está pronta.

      Faça a sua, fica uma peça linda!
      Boa Semana !!

      8 comentários:

      1. Parabéns pela a execução do crochê, fundamental para a peça. O acabamento ficou excelente.
        Aceito encomendas.

        ResponderExcluir
      2. Olá!!

        Maravilhoso trabalho...

        Beijinhos

        Rosie

        ResponderExcluir
      3. Carla,

        Lindo trabalho! Parabéns!

        ResponderExcluir
      4. Lindo trabalho. Parabéns e obrigado pelo PAP. Tenha uma ótima semana. Bjos Elaine Carlini

        ResponderExcluir
      5. Anônimo7/6/10

        Um trabalho realmente difícil de ser executado. Parabéns pela técnica e pelo seu talento!

        Ass: Marcos Vinicius, Designer.

        ResponderExcluir
      6. Carla, parabéns pelo trabalho, aliás vejo todos lindos, me fala como vc faz as tiras da sacola plástica, vc fala?, bjs.

        ResponderExcluir
      7. Oi Carla, lindo trabalho. Fico encantada quando vejo a criatividade e bom gosto juntos num mesmo trabalho, além de ser um trabalho de reciclagem. Amei tuas carteiras e o modo prático como você explica a confecção e é claro a generosidade em compartilhar. Beijos
        Joana

        ResponderExcluir
      8. Oi Carla, amei seu blog. Parabens, tem coisas lindas. Foi um prazer conhece-lo. Obrigada por seguir-me, é muito bem vinda e virei sempre ver suas novidades.
        Um grande beijo e muito sucesso pra vc.

        ResponderExcluir

      Muito obrigada por comentar, sua opinião é muito importante para mim! Informo que devido ao excesso de mensagens de spam, todas as minhas postagens são moderadas e também estou solicitando uma verificação de palavras.
      Agradeço sua visita! Abraços

      LinkWithin

      Blog Widget by LinkWithin