quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

#RA 110 - De Viaje - Viajando de trem com o Thomas!

O desafio 110 tem como anfitriã a Chus, do blog El Sitio de Chus, que propos o tema "De Viaje":

É um tema em que cabem várias interpretações, confesso que fiquei meio perdida no início, até por não saber espenhol, mas optei por sair de viagem com o trem Thomas e é claro que anotei a execução para vocês. Para conhecer as outras propostas, clique aqui!

Usei fio Anne e agulha de 2 mm.
🚂Corpo:
Fio cinza:
Anel mágico, fazer 7 PB;
Fazer 2 PB em cada ponto = 14 PB;
Fazer 1 PB no primeiro ponto e 2PB no seguinte =21 PB;
Fazer 1 PB nos 2 primeiros pontos e 2PB no seguinte = 28 PB;
Fazer 1 PB nos 3 primeiros pontos e 2PB no seguinte = 35 PB;
Fazer 1 PB nos 4 primeiros pontos e 2PB no seguinte = 42 PB, cortar e arrematar o fio;
Fio preto:
Fazer 1 PB em cada ponto = 42 PB por  06 carreiras, arrematar e cortar o fio. 
(Aproveitar para fazer o rosto do Thomas. Os olhos foram feitos com anel magico e 5 PB,  depois costurei na peça e coloquei uma conta preta. O nariz, com  o fio cinza, fiz o anel mágico e 6 PB  e depois 1 carreira com 6 PB e costurei no centro do rosto. Paa a boca , marquei o formato e fiz pontos baixos);
Fio azul:
Fazer 1 PB em cada ponto = 42 PB;
Fazer 1 PB nos 5 primeiros pontos e 2PB no seguinte = 49 PB;
Fio vermelho:  fazer 01 carreira com 49 PB;
Fio azul : fazer 02 carreiras com 49 PB cada;
Fio vermelho: fazer 01 carreira com 49 PB;
Fio azul : fazer 02 carreiras com 49 PB cada;
Fio vermelho: 49 PB
Fio azul : fazer 02 carreiras com 49 PB cada;
Fio vermelho:  fazer 01 carreira com 49 PB;
Fio azul: começar as diminuições:
Fazer 1 PB nos 5 primeiros pontos e 2PB fechados juntos no seguinte = 42;
Fazer 1 PB nos 4 primeiros pontos e 2PB fechados juntos no seguinte = 35;
Fio vermelho:Fazer 1 PB nos 3 primeiros pontos e 2PB fechados juntos no seguinte = 28;
Fio azul:
Fazer 1 PB nos 2 primeiros pontos e 2PB  fechados juntos no seguinte = 21;
Fazer 1 PB no primeiro ponto e 2PB fechados juntos no seguinte = 14. Aproveitar para colocar a fibra;
Fazer 2 PB fechados juntos = 07. Terminar de rechear, dar o acabamento, prender as chamines e cortar o fio.
🚧Chaminé azul: fazer anel mágico e 6 PB  e depois 3 carreiras com 9 PB cada, rechear e prender no trem;
🚧Chaminé preta: fazer anel mágico e 6 PB, depois 2 carreiras com 9 PB cada, 02 carreiras com 12PB cada, e depois 4 carreiras com 09 PB cada. Rechear, dar a forma e prender no final da parte preta;

🚂Cabine:

🚧Frente e trás:(Fazer 02 peças iguais):
Fio azul:
Fazer 15 correntes + 1 para virar;
Fazer 1 PB em cada ponto = 15;
Fazer  + 20 carreiras assim;
Fazer 01 carreira diminuindo 2 PB de cada lado  Fazer 2 PB fechados juntos no inicio e no final da carreira = 13;
Fazer 01 carreira diminuindo: 2 PB de cada lado = 11;
Fazer 01 carreira diminuindo: 2 PB de cada lado = 09;

🚧Lateral: fazer uma tira com 12 PB em cada carreira no total de 57 carreiras;
Unir as laterias com a frente e a parte de trás da cabine, prendendo com pontos baixos pelo lador direito ( fiz assim, mas pode ser feito costurando pelo avesso, é questão de gosto).

🚩Fazer os acessorios da frente e lados da cabine:

🚧Janela preta e amarela: fazer 8 correntes e 3 carreiras com 7 PB em cada, mudar para fio amarelo, dar a volta e costurar nas laterais ( fazer 2);

🚧Numero 1: com fio amarelo bordar numero 1 na lateral e fazer a moldura vermelha. Optei por colocar o numero 1 em uma lateral e a letrqa T na outra porque esse trem  vai ser presente para Thomas;

🚧Farol preto: fazer anel mágico e 6 PB dentro e uma carreira com amarelo com 9 PB (fazer 2);
Costurar nas peças, rechear e depois costurar o telhado;

🚧Telhado: fio preto, fazer 18 correntes e depois 24 carreiras com 17 PB. Prender na peça com pontos baixos;

🚩Costurar o corpo do trem na cabine, alinhando bem a parte debaixo do corpo com a parte debaixo da cabine.

🚂Plataforma:
Com o fio preto, fazer uma tira com 13 correntes de inicio e depois 12 PB em cada carreira. Fazer 39 carreiras e cortar o fio; 
Com o fio preto: fazer uma tira com 11 correntes de inicio e depois 10 PB em cada carreira . Fazer 98 carreiras. Unir a tira na base preta , com pontos baixos pelo avesso da peça; 

Com o fio azul: fazer uma tira com 13 correntes de inicio e depois 12 PB em cada carreira. Fazer 39 carreiras e prender na peça preta com pontos baixos, pelo lado direito da peça. Rechear antes de terminar a carreira. Continuar fazendo mais 03 carreiras em PB com o fio azul, fazendo 03 PB em cada lateral, cortar e mudar para o fio vermeho;
Com o fio vermelho: fazer 04 carreira em pontos baixos na peça azul, sem aumentos e cortar o fio;

🚩Fazer as rodas e o detalhe da lateral:

🚧Rodas: 

Com o fio azul ( fazer 06 )
Anel mágico, fazer 7 PB;
Fazer 2 PB em cada ponto = 14 PB;
Fazer 1 PB no primeiro ponto e 2PB no seguinte =21 PB;
Fazer 1 PB nos 2 primeiros pontos e 2PB no seguinte = 28 PB;
Fazer 1 PB nos 3 primeiros pontos e 2PB no seguinte = 35 PB;

Com o fio preto ( fazer 06 )
Anel mágico, fazer 7 PB;
Fazer 2 PB em cada ponto = 14 PB;

🚩Prender o circulo preto da roda azul e prender as rodas na plataforma;
🚩Tira sobre as rodas:com o fio preto fazer uma tira de 24 correntes e 1 carreira com 23 PB  ( fazer 2 tiras) e prender nas rodas em cima da parte preta, como na foto (eu colei e depois costurei);
🚩Prender a cabine com o corpo na plataforma ( eu costurei) e está pronto o trem. Espero que tenha explicado direito. É uma peça trabalhosa , mas que fica linda, adorei fazer. 

27 comentários:

  1. Qué viaje más encantador en este precioso tren amigurimi! gracias por el patrón.
    Besos

    ResponderExcluir
  2. ¡Thomas fue un auténtico fenómeno en Portugal hace unos años! En España tambien lo veíamos pero en Portugal era pasión.
    Te ha quedado fenimenal, como siempre Carla
    Besitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Aqui ele é bem conhecido pelos desenhos, meu neto adora.Beijos

      Excluir
  3. Un trabajo precioso y muy entrañable. Me encantan los trenes y este tuyo aún más.
    Besos

    ResponderExcluir
  4. Wow!!! Qué tren más lindo Carla! Un trabajo maravilloso, cuantos detalles lleva. Es un amigurumi muy complejo y te ha quedado perfecto tu tren Thomas, felicitaciones!!! Besitos...

    ResponderExcluir
  5. Pero que lindo trenecito de Tomas! Te quedo precioso!
    Besos

    ResponderExcluir
  6. Qué preciosidad Carla! Quedó simpatiquísimo! Admiro mucho tu trabajo, en Navidad intenté hacer un trabajo a crochet y lo tuve que desestimar por no ser capaz de interpretar y llevar a buen puerto el esquema, es por ello que valoro mucho el trabajo de personas que como tú, lo hacéis a la perfección. Muchos besos y muchas gracias por participar 😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Adorei participar, o tema foi muito bom. Beijos

      Excluir
  7. Muy bonito el tren, me parece super original. Me ha encantado!!

    ResponderExcluir
  8. Que chulada de locomotora!😲¡ eres increíble tejiendo, eres una arañita con las agujas felicitaciones por tan lindo trabajo!!

    Abrazos!!

    ResponderExcluir
  9. Una locomotora preciosa, es una lindeza, me encanta Carla, felicidades por este bonito trabajo.
    Un beso muy grande amiga!

    ResponderExcluir
  10. Hola Carla,

    Tremendo tren amigurumi, excelente!! Felicitaciones!!
    Gracias por el patrón, nos vemos en el siguiente reto :)

    Saludos,
    Betto.

    ResponderExcluir
  11. Que trabajooooo!!!, te quedó divino, me encantooooo.

    ResponderExcluir
  12. Owww, me llevaste a 16 años atrás cuando mis pequeñitos veían a Tomas y sus amigos!!!
    Con lo que me gustan hacer amigurumis... Felicidades! Hermosa inspiración!

    ResponderExcluir
  13. muy bonito el tren amigurumi,muy alegre

    ResponderExcluir
  14. Me chifla!!
    Me encantan los amigurumis y este es una preciosidad.
    Te felicito, besitos

    ResponderExcluir
  15. Una monada de tren, te ha quedado genial y muy apropiado para el reto. Felicidades, nos vemos en el siguiente reto, besicos

    ResponderExcluir
  16. Hola Carla!

    que maravilla de tren has tejido!
    Es maravilloso lo que haces con tus manos

    Muchos besos cielo