sexta-feira, 9 de julho de 2010

Bolsa estilo Chanel em crochet - minha versão



Minha filha adorou a  bolsa Chanel em crochet e me pediu uma . Pela foto do site  não dá para ver os detalhes, mas vi que era em crochet peruano - e como estava querendo muito aprender essa técnica -  adorei a idéia de tentar fazer uma parecida.

O que me encantou nessa bolsa  foi a beleza, a simplicidade e a combinação de pontos , flores e cores que deu uma delicadeza na peça -  e é uma combinação ímpar- ,  com outras flores acho que ela não vai ficar tão delicada. 

A bolsa ficou pequena: 21 cm de comprimento, 13 cm de altura e 4 cm de largura , mas ficou linda. Ainda pensei em usar o fio duplo, mas como nunca tinha feito crochê peruano achei melhor não fazer porque ia me enrolar toda. Ainda vou fazer um modelo maior, com outro tipo de revestimento, mas estou procurando o fio adequado.

Para fazer o crochê peruano, tive que improvisar um agulhão com um pedaço de madeira que tinha.  Ele tem 1,5 cm de diâmetro e 41 cm de comprimento.

O ponto peruano você aprende AQUI  no vídeo da Ivy´s  Creations Crochet 

Receita:

Usei linha Bella e agulha de crochê de 2,5 mm.

Iniciei com 55 correntes ( vai ficar com 11 motivos do ponto peruano )e fiz 06 carreiras em crochê peruano, depois fiz 06 carreiras em ponto baixo e mais 10 em peruano.

Na parte em ponto baixo fiz  nas 02 laterais 22 carreiras em pontos baixos, cada uma com 06 pontos.  Depois dei uma volta na peça toda em pontos baixos.

Feito isso, cortei um pedaço de EVA fino, forrei com tafetá e costurei na bolsa.

Bolsa forrada, costurei as laterais , fiz em cada lado 06 carreiras com 4 pontos baixos cada para prender as alças  e costurei o detalhe do fecho. As costuras foram feitas pelo avesso.

Para fechar usei velcro, então prendi nos locais e costurei.

Para finalizar, dei uma volta em pontos baixos na parte da frente e na parte de trás da bolsa, para deixar a bolsa bem definida .

Terminada a bolsa, costurei os enfeites e coloquei a alça.
Alças: Usei 1 metro de corrente dourada, juntei as pontas como num colar e entrelacei uma fita de cetim.

Flores vermelhas: Usei linha Cléa e agulha de 1,25 mm e fiz sem receita, mas ontem fui procurar flores para colocar a receita para vocês e vi no blog da Elaine Crochê o vídeo de uma papoula que fica quase igual à original, bem mais parecida que a minha.

Ramo azul: . Usei linha Camila fina mesclada e agulha de 1,25 mm. Fiz no olhômetro umas correntes e trabalhei em ponto baixo, pela foto dá para fazer igual

Flor azul: Usei linha Cléa e agulha 1,25 mm . Fiz umas 40 correntes , depois na primeira corrente fiz  1 ponto baixo, *pula 1 corrente, faz 7 pontos altos na próxima corrente, pula corrente, faz 1 ponto baixo*, repete *.* até o final.
Na carreira seguinte faz 1 ponto baixo no ponto baixo anterior , e nos pontos altos faz 1 ponto baixo, 1 picô, até o final, depois ponto baixo no ponto baixo anterior , até o fim. Depois enrolei e prendi na peça.

Fecho da Bolsa:

Peça 1: 15 Correntes, 01 carreira em peruano ( 05 motivos) , Depois dá 01 volta em toda a peça em pontos baixos, arredondando os lados ( vai ficar ovalada)

Peça 2: 15 correntes, 3 pontos baixos na primeira corrente, 13 pontos baixos ( 1 em cada corrente), 3 pontos baixos na próxima, mais 13 pontos baixos , fecha a carreira ( fica oval) . Depois fiz uma carreira de pontos altos, fazendo sempre 1 ponto alto no primeiro ponto, 2 pontos altos no segundo, 1 no terceiro, 2 no quarto,....até terminar.  Costurei o velcro e depois prendi uma peça na outra com pontos baixos.









Espero que tenham gostado, eu amei!!

Bom final de semana,

bjs

17 comentários:

  1. Carla
    A bolsa ficou realmente muito linda!!!
    Parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amiga me ha enamorado el bolso!!!muchas gracias por compartir la receta!!! este seguro que lo hago!!! que dios la bendiga!!!muchos besosssssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla!
    Eu não conheço este modelo Chanel mas independente do original a tua está lindíssima. Adorei este ponto, também não sei fazer crochê peruano mas você ativou minha curiosidade, vou lá ver. Beijos
    Joana

    ResponderExcluir
  4. Olá CArla!!

    Estava passeando e vi sua bolsa Chanel!!!

    Ficou linda!! Perfeita!

    Lindo final de semana pra voce!

    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Minha Lindinha!
    É preciso viver o sonho e a certeza que tudo vai mudar,acreditar que as coisas boas estão dentro da gente,onde os desejos não precisam de razões,nem os sentimentos de motivos.
    Passei para lhe desejar um Maravilhoso final de semana e deixar muitossssssssss bjinhos em seu coração.
    Aninha. (*.*).

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla.
    Linda bolsa,gostei do modelo.
    Bom fim de semana para você.
    bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  7. Amiga Carla Maria
    Que bolsa mais linda !Amei demais!Todos teus trabalhos são lindos demais!
    abraços

    ResponderExcluir
  8. olá Carla
    Que bolsa linda!!
    Não sei fazer croche peruano mas agora vou querer aprender!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  9. PARABENS A BOLSA FICOU MARAVILHOSA
    OBRIGADA POR DIVIDIR CONOSCO SUAS IDEIAS UMA OTIMA SEMANA BJ

    ResponderExcluir
  10. Olá querida!tambem fiz esta bolsa no olhometro!!é muito linda!!!bjus

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Carla!
    Ficou linda!

    Bjs,
    Mart@

    ResponderExcluir
  12. lindas suas bolsas e de muito bom gosto, parabéns. Estou te seguindo para ficar acompanhando suas novidades. [http://fadadocrochet.blogspot.com/] bjos sandra

    ResponderExcluir
  13. Menina, seus trabalhos são maravilhosos, vou tentar fazer um dos modelos.

    artesanatoslapaloma.blogspot.com

    bjs.

    ResponderExcluir
  14. Oi Carla,
    Procurando no google sobre essa chanel, achei seu blog e ainda mais, como fazer esse ponto peruano...amei suas explicações, eu vou tentar fazer...vc acha que fio duplo ficará melhor ou assim ela jah ficou encorpada?
    Obrigada por compartilhar e parabéns, sua Chanel ficou lind@
    Beijoksss
    Josy Queiroz
    http://josyfazendoarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Carla, eu postei sobre essa bolsa da chanel, e fiz um link para o seu blog, para as meninas aprenderem a fazer com você, bjos!!!!

    ResponderExcluir
  16. Denny29/9/10

    Oi! Carla!
    Tudo bem?
    Linda a bolsa!
    Por quanto sairia, se eu perdisse uma pra mim?
    Abraços
    Denny
    Meu e-mail é dmam_m@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu queria saber qual o tamanho da bolsa original. Alguem saberia me informar? obrigada e beijokss

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin