domingo, 28 de março de 2010

Colete em crochet

Semana passada vi a foto de um colete magnífico em tricô, e fiquei encantada com ele. 

Como não sei fazer tricô, resolvi testar em crochê mesmo com o que tinha em casa.

Usei linha Anne, 1 fio e agulha de 3,5 mm ( não se espantem , foi para dar o efeito mais mole na peça). 
Para o tamanho G gastei 1 novelo e meio.

Como o meu manequim é pequeno a peça ficou frouxa nele , mas acho que dá para ter uma idéia

Conforme o desenho abaixo, fiz uma tira do tamanho do colete. Tirei a medida com um cordão.

 Feito isso, fiquei trabalhando em meio ponto alto por 25 cm.

Depois centralizei a peça e fiz a continuação no meio, começando com 40 cm de largura e terminando em 35 cm. Foram 15 carreiras.

Então, nessa mesma parte,  fiz o ponto fantasia, com diminuições até chegar em 20 cm .

Uni as pontas costurando a união pelo lado direito da peça, porque quando virar a gola não aparece a costura.

Para dar o efeito arredondado nas laterais, eu dei 2 voltas em ponto baixo, sempre partindo da emenda  da gola e indo primeiro pela parte do ponto de fantasia.

Então, na primeira carreira, você vai trabalhando ponto sobre ponto até terminar a parte do ponto fantasia, depois faz 14 pontos baixos em diminuição, ou seja, pega 2 pontos de base e fecha junto = 1 pbaixo.
Depois dos 14 pontos, você chega na parte que vai arredondar, então pega 5 pontos de base e fecha junto, fazendo 1 ponto baixo. Feito isso, repita o processo dos 14 pontos com diminuição e depois continue em ponto baixo ponto sobre ponto até o fim.

A segunda carreira você trabalha ponto sobre ponto, e só faz diminuição na parte onde você fez os 5 pb juntos só que agora você faz só 3.

O ponto fantasia você escolhe um que gostar, pode ser somente em arcos, ou em rede, squares também devem ficar lindos.

Espero que tenham gostado.
Fica a dica de mais uma peça para seu guarda-roupa, bem versátil .
Boa Semana!!

11 comentários:

  1. Olá, ficou um mimo, parabens, bjos doces

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla!
    Vou arrasou nese modelinho de colete,
    Menina você vai fazer o maior sucesso,Já salvei .
    Com certeza vou fazer um em trico.
    depois te mostro.
    Obrigado amiga por dividir.
    Ficou maravilhoso.
    Marli

    ResponderExcluir
  3. Eu também vi esse colete de tricô, mas nem salvei porque não faço tricô. Muito boa essa sua adaptação! Parabéns! E obrigada bem dicas! TEnha uma ótima semana!

    Bjs,
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  4. Olá Carla!
    Vai demorar um pouco par eu fazer o colete. Pois estou com muitas encomendas de tapete.
    Mas tardo e não falho.
    Obrigado pela visita,
    bjs e boa semana.
    marli

    ResponderExcluir
  5. Oi, adoro teu blog ,uma feliz Páscoa para você e toda a tua familia,beijokas
    http://agulhaetricot.com
    http://agulhaetricot.blogspot.com
    http://titacarre.elo7.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amiga...

    Desejo-lhe que nesta Páscoa,
    as luzes se acendam,
    iluminando o seu lar e o seu coração.
    Feliz Páscoa para você e sua família!
    Beijos.

    Lindo o colete,parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla.
    Lindo colete as explicações estão fantástica.
    Bom fim de semana para voce.
    bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo13/4/10

    Ficou maravilhoso, adorei a explicação.

    Catarina

    ResponderExcluir
  9. Carla, teremos mais um encontro de "blogueiras", ficaremos felizes se você poder participar. Será deste sábado, dia 17/04/10, às 14:00h, na praça de alimentação do Shopping Tacaruna.
    Beijos, te espero lá.

    ResponderExcluir
  10. Oi coração.
    Tem brincadeira no meu blog.Quer participar??
    Conto com você.
    Bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Carla!
    Ficou lindo seu colete. Obrigada pelo PAP.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria