sexta-feira, 30 de maio de 2008

Meias bebê em crochet



Adorei fazer essas meias. Usei linha tropfil e agulha de 1,75 mm. Fiz pelo pap da Sandra Coatti - O LINK ESTÁ EM CIMA DA FOTO - mas fiz com 26 pontos altos e ao invés de 4 carreiras fiz 5 porque a linha era muito fina. Mas ficou um tamanho bem legal para recém-nascido.

domingo, 25 de maio de 2008

Toalhas de lavabo com crochet



Usei linha tropfil e agulha de 1,5 mm.

Toalha de Lavabo com aplicação em crochet


Vi esse trabalho no blog da Elaine http://elainecroche.blogspot.com e adorei. Usei linha tropfil e agulha de 1,5 mm. Eu fiz a flor em 3 camadas e depois trabalhei o square nela. Foi no olhômetro.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Reciclagem com crochet e garrafa pet


A reciclagem de sacolas plásticas e garrafas pet pode ser feita de diversas formas. Aqui apresento alguns trabalhos bem antigos, feitos com plástico e pet - tapete, puxa-saco, porta-papel higiênico, suporte de pano de prato. Para a postagem não ficar muito grande, vou publicar por etapa o mode de fazer.

Reciclagem sacolas plásticas com crochet - Tapete



Tapete:

Foi feito com plástico e agulha de crochê de 3 mm. Foram feitos 7 motivos - 2 laterais e cinco para o corpo do trabalho.

Motivos laterais: 20 correntes, depois 6 carreiras em ponto alto e depois 6 carreiras com 10 pontos altos. Fazer 2 motivos.

Motivo central: fazer 20 correntes, depois 6 carreiras com 20 pontos altos cada. Na ultima carreira, fazer * 10 carreiras e voltar com 20 pontos altos ( vai terminar no meio do primeiro retângulo). Fazer mais 5 carreiras *, e repetir de * a * mais uma vez. Cortar o fio. Fazer 5 motivos iguais.

Montagem: Unir os motivos formando o retângulo grande com pontos baixos pelo lado direito da peça, ou costurar, como achar melhor. O meu foi unido com pontos baixos em uma cor diferente . Com a mesmo core que uniu os motivos fazer uma carreira de pontos baixos em volta do trabalho.

Reciclagem - Puxa-saco e Porta-Papel higiênico



Lavar e cortar a garrafa. O corte foi feito tirando o fundo e a parte afunilada. Fazer os furos (com furador de papel fica ótimo).

Porta-papel higiênico laranja com plástico

Sacola plástica e agulha de 3 mm.

Fazer o caseado em crochet puxando 2 pontos em cada furo;
Dar uma volta no trabalho em ponto baixo;
Fazer 6 carreiras em V ( 1 ponto baixo, 1 corrente, 1 ponto baixo - pulando 2 pontos de base;
Fazer 1 carreiras de bico em leque ( 2 pontos altos uma corrente 2 pontos altos).

Puxa-saco verde

Linha Rayza Artesanato e agulha de 2 mm.

Fazer o caseado em crochet puxando 2 pontos em cada furo;
Dar uma volta no trabalho em ponto baixo;
Fazer uma carreira de grade ( 1 ponto alto, 1 corrente - pula 1 ponto de base e 1 ponto alto);
Fazer 5 carreiras intercalando um quadradinho vazio e o outro com um ponto alto dentro);
Fazer 2 carreiras de bico em leque ( 2 pontos altos uma corrente 2 pontos altos).

Porta-papel higiênico laranja

Linha Rayza Baby e agulha de 1,5 mm.

Fazer o caseado em crochet puxando 4 pontos em cada furo;
Dar uma volta no trabalho em ponto baixo;
Fazer 10 carreiras em alças ( 1 ponto baixo, 5 correntes, 1 ponto baixo - pulando 3 pontos de base;
Fazer uma carreira com alça de 4 correntes.alto);
Fazer uma com alça de 3 correntes;
Depois uma carreira de grade (1 ponto alto, 2 corr, 1 ponto alto;
Fazer 2 carreiras de bico em leque ( 2 pontos altos uma corrente 2 pontos altos).

Reciclagem - Porta -papel higiênico e Suporte toalha


Suporte para toalha/ pano de prato em plástico

Sacola plástica e agulha de 3 mm, 1 argola de plástico grande e uma pequena. Nessa peça usei a argola pequena que vem na tampa da garrafa pet e a argola grande foi o anel de uma tampa de achocolatado em pó.

Cobrir a argola pequena com pontos baixos e reservar.
Cobrir a argola grande com 56 pontos baixos e depois fazer 1 carreira de grade (1 ponto alto, 2 corr, 1 ponto alto - pulando 1 ponto de base). Terminou a base da argola.

Corpo da peça: No local que terminou a argola fazer 3 correntes para subir, 2 pontos altos no espaço, 1 ponto alto no ponto seguinte, 2 correntes, 1 pa, 2 pontos no espaço seguinte, repetir isso até ficar com 7 quadrados. Continuar esse trabalho por mais 10 carreiras, sempre intercalando quadrado vazio com cheio. Na proxima carreira diminuir um quadrado de cada lado e prender o anel pequeno na peça, centralizando bem ( eu costurei com uma agulha).

O bolsinho para fósforos é opcional. Eu fiz direto na peça começando na mesma carreira do início do corpo da peça. Fiz um total de 6 carreira intercalando os quadrados vazio e cheios . Não prendi nas laterais porque quando fiz o bico prendi tudo junto.

Terminada essa parte, de a volta na peça com um bico . Fiz um bico simples, fazendo um ponto baixo e depois 3 pontos altos nele, prendendo no espaço seguinte.

Porta- papel higiênico com sacola plástica

Sacola plástica, agulha de 3 mm e uma argola de tampa de pet.

Cobrir a argola com 28 pontos baixos e na carreira seguinte fazer 1 ponto baixo, 6 pontos altos, 1 ponto baixo, 6 pontos altos, até terminar a carreira. Cortar o fio e reservar.

Fazer 30 correntes;
Fazer 11 carreiras de ponto alto;
Fazer 3 carreiras de ponto baixo ( meio da peça);
Fazer 11 carreiras de ponto alto;
Dobrar ao meio e prender com pontos baixos.

Fazer 4 pontos altos e 2 correntes, pula 3 pontos da base, faz 4 pontos altos e 2 correntes, pula 3 pontos da base, faz 2 pontos altos no mesmo ponto de base 2 vezes, faz duas correntes, pula 3 pontos de base, 4 pontos altos, 2 correntes e termina com 4 pontos altos.
Nas próximas 3 carreiras ir diminuindo 1 quadrado de cada lado. Vai terminar com 3 quadrados no total. Fazer uma carreira de pontos baixos ( 10 pontos). Prender a argola.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Necessaire em crochet tunisiano feltrado

PEÇA ANTES DE FELTRAR


PEÇA FELTRADA

Essa necessaire foi um teste que fiz de feltragem. Usei a lã paratapet e fiz um retângulo em crochet tunisiano, usando os pontos palito e pipoca. Depois dobrei ao meio e costurei as laterais. Para feltrar coloquei a peça dentro de uma fronha velha , amarrei e coloquei na máquina junto com um par de tênis. Na primeira lavagem coloquei sabão em pó. Nas outras troquei o par de tênis por uma calça jeans, para ficar mais uniforme. Fiz mais 2 ciclos completos assim. Todo o processo foi feito com água fria. Se tivesse colocado agua quente teria ficado bem feltrado. Depois de seca, coloquei um zíper.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Bolsa de barbante em crochet tunisiano


Fiz essa bolsa com barbante 4/4 da Coats e agulha de Tunisiano 4mm. Usei uma sobra que tinha, mas acho que com um novelo de Bella dá para fazer. A receita lembra a fat bag, feita de outra forma.Eu já tinha visto a receita em croche, então fiz em tunisiano com algumas alterações. Fica uma bolsa pequena, na parte mais larga 30cm, na mais estreita 15 cm e a altura 16 cm.

Fiz 60 correntes e depois uma carreira de ponto palito. Na carreira seguinte fiz o primeiro palito, 58 em ponto cruzado e o ultimo em ponto palito. Repeti por mais 10 carreiras ( são 12 ao todo) Depois fiz 6 carreiras com diminuições nas laterais da seguinte forma: o primeiro ponto palito normal, depois 1 diminuição (peguei 2 palitos juntos), outra diminuição igual,continuei em palito cruzado e no final repeti as diminuições. Fazendo isso 6 vezes fica com 36 alças na agulha no final. Então arrematei. Voltei para o início do trabalho e repeti de novo até o final. Fiquei com um retângulo com as pontas diminuídas. Dei uma volta na peça em ponto baixo, dobrei ao meio e costurei as laterais. Depois trabalhei as pontas separadamente: tinha 36 alças, que viraram 36 pontos, então reduzi para 18 pontos na primeira carreira e depois para 9 pontos e prendi a alça. Fiz a mesma coisa no outro lado. O forro foi um pedaço de tafetá que tinha aqui e o fecho foram colchetes grandes, um em cada ponta.

Para enfeitar coloquei 3 flores de croche, daquelas com o miolo estufadinho. Duas com linha Bella e uma com o próprio barbante.

Flor: fiz 6 correntes, fechei o anel, fiz uma carreira com 12 pontos altos e na outra reduzi para 6 pontos. Depois fiz 6 alças, cada uma com 3 correntes presas com pontos baixos. As petalas foram 1 ponto baixo , 6 pontos altos e um ponto baixo em cada alça. Cortei o fio num tamanho que desse para costurar a flor, passei o fio pelos 6 pontos baixos do miolo pelo avesso (com uma agulha), franzi e e preguei na bolsa.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Squares e novos pontos em tunisiano

Aprendi esse pontos e aproveitei para fazer squares para a manta da amizade. Usei a lã paratapet e agulha tunisiano 5, mas ficaria melhor com uma agulha maior. Os primeiros ainda ficaram enrolando um pouco, mas é problema de tensão do fio, pois além de ter o ponto apertado,não tenho hábito de trabalhar com lã. Não sei o nome dos pontos, então vou tentar explicar cada um:

Ponto em relevo por trás: fiz 20 correntes e depois 1 carreira de ponto palito normal. Na outra carreira peguei o ponto por trás do palito. Intercalei uma carreira com o ponto palito e na outra o ponto por trás. Fica lindo.


Ponto meia com laçada: fiz 20 correntes e depois 1 carreira de ponto palito normal. Na outra carreira fiz o ponto meia com uma laçada( introduzi a agulha no meio do palito, puxei o fio, dei uma laçada e puxei a laçada ), fiz todas as carreiras assim, fica lindo também!!!


Ponto em X: esse eu adorei!!! Fiz 20 correntes e depois 1 carreira de ponto palito normal. Na outra carreira fiz o primeiro ponto palito, depois pulei um palito e fiz o ponto seguinte, voltei e fiz o ponto que tinha pulado. Vai formando um x e fica lindo demais!


Ponto pegando 2 palitos juntos: esse é maravilhoso! Fiz 20 correntes e depois 1 carreira de ponto palito normal. Na outra carreira fiz o primeiro ponto palito, depois passei a agulha por 2 palitos e puxei a alça e dei uma laçada, e fui repetindo assim, 2 palitos juntos + 1 laçada até o final da carreira. Fica divino!


Depois que terminei os squares dei uma volta em ponto baixo em todos, para facilitar a união da manta. A Ivy tem um vídeo que ensina a fazer um squares em tunisiano com um ponto diferente desses e ensina a dar o acabamento também.

Para visitar o site da Ivy e assistir aos seus vídeos agora clique aqui

Sapatinhos de bebe em crochet


Esses sapatinhos já tem a receita no blog no marcador sapatinho bebê ( ver sapato rosa e tênis). A única mudança foi no sapatinho branco, onde coloquei um babadinho em volta do peito do pé.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Colar com flor de tecido


Estava com vontade de fazer um colar com tecido. A flor de tecido são 6 circulos dobrados ao meio 2 vezes e franzidos. Depois junta as pétalas e monta a flor. Para ficar mais firme coloquei um circulo no meio da flor dos 2 lados e o botão também foi colocado nos 2 lados. A flor redonda aprendi hoje num passo a passo. Cortei um circulo, franzi como para fazer um fuxico e enchi para ficar bem fofinho. Depois fui passando a linha azul ao redor formando os gominhos.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Estojo de lápis em crochet tunisiano


Continuando meu treinamento em crochet tunisiano, fiz esse estojo para lápis para minha irmã. Usei linha Bella e agulha de tunisiano de 2,5 mm. Foram 35 correntes, 2 carreiras em ponto palito, 34 carreiras em ponto arroz tunisiano( que é um ponto palito e depois um ponto tricô), e mais 2 carreiras em ponto palito.Dei uma volta no retângulo em ponto baixissimo, costurei o ziper e fechei as laterais com ponto baixo. Coloquei uma flor para enfeitar e uma tirinha com um fecho mosquete que é para ela prender na bolsa e achar fácil.

sábado, 3 de maio de 2008

Porta-documentos em crochet tunisiano


Fiz esse porta-documentos com uma sobra de linha Bella preta e Anne cinza. É muito fácil de fazer: usei agulha de tunisiano de 4 um e fiz 75 correntes. Depois foram 18 carreiras em ponto palito. Terminada a tira, contei da ponto par dentro pontos e prendi, pulei 3 pontos e prendi do outro lado. Dei o acabamento com a linha Anne e agulha de croche 2 mm, tudo em ponto baixo. Depois centralizei e fiz a tirinha de fechar em tunisiano com a linha Anne e a agulha de croche de 2 mm e depois prendi um colchete grande. Fica bem molinha. Para ficar mais firme teria que ser com uma agulha menor.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Sacola de sisal e juta em crochet de grampo


Fiz essa sacola com uma peça de sisal que tinha aqui em casa. Usei o grampo grande e fiz 4 tiras, cada uma com 25 alças. A agulha de crochê foi uma de 5 mm. O fundo foi feito em juta. A flor também foi em juta. Para fazer a flor cortei 6 círculos do tamanho de uma xícara de chá e depois dobrei cada circulo no meio 2 vezes. Está pronta a pétala, é só costurar. Depois é só emendar uma na outra e colocar o miolo da flor. Na minha foi de juta também . Depois enfeitei com sisal e apliquei uma conta de madeira. A peça pessoalmente ficou muito bonita.

Cachepot em crochet da Elaine


Essa foi a peça surpresa nr 12 da Elaine. Para fazer uma dessas visite: www.elainecroche.blogspot.com

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Squares em crochet tunisiano e crochet de grampo






Estou tentando aprender crochet tunisiano e estou aprendendo os pontos fazendo squares.

Os squares vou doar para a campanha da Manta da Amizade.

Como não trabalho com lã, estou apanhando um pouco na tensão do fio, mas mesmo assim vale a tentativa.

Fiz um square com ponto palito, outro com ponto palito na corrente, um com ponto meia e o outro com ponto arroz tunisiano ( que é o ponto palito e o ponto trico).A sobra fiz um de grampo, que também estou treinando e um dia acho que aprendo.

As duas pessoas que me incentivaram a aprender tunisiano são Dona Dalila Neiva, a mestra do tunisiano,e sua discípula Ivy.

Para visitar o site da mestra Dalila Neiva agora clique aqui

Para visitar o site da Ivy e assistir aos seus vídeos agora clique aqui

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin